Grupo de conselheiras do sistema de associações comerciais é recebido pelo vice-presidente da República e ministro, Geraldo
- Eliseu Matioli
- 28 de fev.
- 2 min de leitura
Presidente do CMEC leva ao titular do MDIC sugestões de pauta e convites para eventos

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Geraldo Alckmin, dedicou quase uma hora de sua apertada agenda desta terça-feira (25) para receber uma comitiva do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC).
Na audiência, a presidente do Conselho, Ana Claudia Badra Cotait, apresentou uma sugestão de pauta visando o desenvolvimento econômico e social do país. Alckmin leu o documento formado por sete tópicos, entre eles a necessidade da criação de linhas de crédito com juros reduzidos e garantias públicas para facilitar o acesso ao financiamento por pequenos e médios negócios, e uma redução da carga tributária e incentivos fiscais que incluiria, entre outros pontos, a revisão do Simples Nacional.
Alckmin entregou para cada uma das seis conselheiras um balanço das realizações do MDIC entre 2023 e 2024 e detalhou as missões executadas para a “neoindustrialização” do país. Ele citou ainda de alguns programas da pasta como o “Brasil Mais Produtivo”, que facilitou a migração de 43.566 micro, pequenas e médias empresas para a indústria 4.0.
Durante o encontro, Ana Claudia contou ao ministro um pouco da história do CMEC, entidade assumida por ela em 2019, ligada a CACB, e que atualmente está presente em 954 municípios. A presidente também falou sobre os planos para o futuro da entidade que incluem a internacionalização, reforçando uma das metas da BRCC, o departamento da CACB criado para estimular o acesso de micros e pequenos a novos mercados. “Já temos o Ceciex (Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras/ACSP), queremos fazer um trabalho exclusivo para as mulheres”, contou.
Falando sobre internacionalização, o titular do MDIC contou em primeira mão que “a Câmara dos Deputados deveria votar naquela tarde um projeto de lei com benefício tributário para micro e pequenas empresas exportadoras”. A expectativa se confirmou e o PL foi aprovado.
Convite
Ana Claudia aproveitou a oportunidade para convidar o ministro para dois eventos: o WeForum, dia 26 de março, em Belo Horizonte, e o lançamento do livro de Alfred Cotait, presidente da CACB, “A luta pela livre-iniciativa”, dia 2 de abril, em São Paulo. Já para “Dona Lu”, esposa de Alckmin, que há mais de 20 anos desenvolve o projeto social “Padaria Artesanal”, o convite é para uma homenagem em novembro durante o evento Liberdade para Empreender.
Comitiva
A reunião com o ministro foi viabilizada pela alagoana Laura Guaraciaba, superintendente administrativa do governo do estado de Alagoas e apoiadora do empreendedorismo feminino. Além dela e da presidente do CMEC, a comitiva foi formada por cinco conselheiras, cada uma representando uma região do país: Beatriz Guimarães (DF), Izabel Mendes (MG), Vanilsa de Oliveira (SC), Kelly Rodrigues (RO) e Cléa Mascarenhas (AL).
Entre os presentes entregues ao ministro, em retribuição pela oportunidade na agenda tão concorrida, estava uma peça feita de bordado filé, reconhecido como patrimônio imaterial de Alagoas e tradicionalmente confeccionado por mulheres. “Uma homenagem à riqueza do nosso artesanato e um fortalecimento ao empreendedorismo feminino”, explicou Cléa.
Fonte: CACB